segunda-feira, 30 de março de 2009

2-Observação da Unidade Consumidora

- O serviço do Leiturista
- Verificação de irregularidade no Pingadouro
- Verificação do Pontalete

O trabalho do leiturista envolve a observação, informação e a leitura.
O Leiturista atento antes mesmo de fazer a leitura observa, sem chamar muita atenção, a rede que sai do poste e vai para o padrão da unidade consumidora.

Quando o fio da rede entra no pontalete (veja definição no capítulo 1), chamamos de PINGADOURO.

Prestando atenção no pingadouro checamos se não há nenhum fio estranho se conectando a ele e conectando ao outro fio que vai para a residência. Se caso existir essa situação é uma irregularidade que informaremos a CEMIG com a nota 08 que significa “suspeita de irregularidade com acesso a leitura” ou a nota 58 que significa “suspeita de irregularidade sem acesso a leitura” e na observação vamos escrever “DERIVAÇÃO NO PINGADOURO”.

Observe abaixo uma notícia extraída no site http://www.sulnews.com.br/ sobre uma ocorrência mencionada acima:
A filial das Lojas Floraí, situada no centro da cidade em Amambai foi notificada quarta-feira (3), sob acusação de desvio de energia elétrica. O “gato” como é mais conhecida essa espécie de ligação clandestina, foi descoberto durante um trabalho de inspeção de rotina desencadeado por técnicos da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) de Dourados.
De acordo com os técnicos, o desvio de três fazes, que foi instalado no “pingadouro” do padrão da loja, sem passar pelo medidor de consumo, seguia direto para um aparelho de ar condicionado tipo vaporizador instalado na loja.
De acordo com o atual gerente, que assumiu a loja há pouco tempo, ele desconhecia a existência da “gambiarra” e as providencias necessárias já estão sendo tomadas. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Amambai.
Fonte: agazetanews.com.br (AMAMBAI)”


Não há necessidade de informar o consumidor sobre a situação, a CEMIG se encarregará disso enviando um Técnico para constatar a irregularidade e tomar as devidas providências.

Veja também se o pontalete esta sendo usando para outros fins que não seja a própria rede da CEMIG ou o fio de telefone ou mesmo de TV a cabo. Se houve outro tipo de uso, o Leiturista fará a leitura normalmente, mas digitará a nota 35 que significa “pontalete usado para outros fins” para que a CEMIG tome providências.

Existem outras situações que não há códigos que se enquadre, mas mesmo assim o Leiturista consciencioso fará a devida observação no micro coletor.
Por exemplo: Árvore pendendo na rede perigosamente, vergalhão de uma casa em construção ou mesmo a própria antena de TV perto de mais da rede, poste abalroado, etc.

Todas essas informações são úteis para a CEMIG, para sua empresa e para o consumidor.

Notas utilizadas:
08- suspeita de irregularidade COM acesso a leitura – Motivo: O Leiturista suspeita de fraude na instalação mas tem acesso a leitura.

58- suspeita de irregularidade sem acesso a leitura – Motivo: O Leiturista suspeita de fraude na instalação mas NÃO tem acesso a leitura
35- Pontalete usado para outros fins - Motivo: quando o pontalete é utilizado para fins não permitidos pela CEMIG.

Um comentário:

  1. Farley - T.O - M.G

    Ser uma pessoa atenta mostra que você estar prestando um bom serviço a empresa que o contratou.

    ResponderExcluir