terça-feira, 31 de março de 2009

03-Apresentar-se ao Consumidor

- Educação
- Presença de cão
- O uso dos códigos 09 e 20

Uma vez identificada a unidade consumidora a realizar a leitura, o Leiturista se fará identificar ao consumidor.
Para isso, aperte a campainha ou bata o portão de uma maneira educada e coloque-se em uma posição em que possa ser visto pelo consumidor. Este poderá observar se o Leiturista possui um crachá e está uniformizado ou mesmo se é o mesmo Leiturista que lhe é conhecido.
É costume se identificar por dizer “CEMIG, venho fazer a leitura do medidor de luz!”. Se lhe for permitido a entrada, agradeça.

ATENÇÃO

Tome cuidado quando o consumidor permite a sua entrada na residência; verifique a presença de cão raivoso no quintal.
Pergunte ao morar se tem cachorro e se está preso ou faça um barulho que possa atrair a atenção dele, visto que alguns gostam de ficar deitado perto do portão.
Alguns consumidores prendem o cão ao pontalete, isso é uma irregularidade, visto que o pontalete não pode ser utilizado para este fim (veja capítulo 2).
Não aceite a informação que o “cão não morde”.
Peça gentilmente ao morador que mantenha o cão preso enquanto faz a leitura e saia do recinto.
Uma vez atendido sua solicitação, se houver cão, digite a nota 59 no micro coletor que significa “Leitura dificultada por cães/animais”, e faça a leitura normalmente. Caso não aja morador e um cão raivoso o impeça de realizar a leitura, digite a nota 09 no micro coletor que significa “Leitura impedida por cães/animais
No próximo mês será exibida no seu micro coletor a nomenclatura AC (atenção cães) e isso se repetirá até três meses. Isso servirá para alertá-lo da presença perigosa de cão.
Mas lembre-se: caso o consumidor não atenda o seu pedido de manter o cão raivoso preso, informe-o de uma maneira educada que não poderá realizar a leitura. Se ele insistir, digite a nota 20 que significa “leitura impedia por Cliente” e informe no campo observação “NÃO PRENDEU O CÃO”.
Pode acontecer que alguns consumidores não retiram o cão e não permitam a entrada do Leiturista por outros motivos. Cabe ao Leiturista observar se um desses motivos seja uma fraude na energia faça uma breve análise do padrão do medidor ou mesmo no pingadouro, se acreditar haver fraude, informe a CEMIG conforme analisamos no capítulo 2.

Notas utilizadas:

09- Leitura impedida por cães/animais – Motivo: presença de cão na unidade consumidora impede de realizar a leitura.

59- Leitura dificultada por cães/animais – Motivo: presença de cão na unidade consumidora dificulta o acesso a leitura mais não impede a sua realização.

20- leitura impedia por Cliente - Motivo: quando o consumidor impede o acesso ao padrão.

Um comentário:

  1. Farley - T.O - M.G

    Não a nada melhor do que uma pessoa bem educada e cordial, fazendo desta maneira verá que os moradores irá retribuir tua gentileza. Sem falar que como leiturista vc deve ser cauteloso.

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