terça-feira, 31 de março de 2009

04-CLASSIFICAÇÃO DO CONSUMIDOR

- Análise da classe do consumidor
- Consumidores com duas classes

Ao entrar em uma unidade consumidora, verifique se a classificação da mesma está correta.
No micro coletor as siglas RESI (residência), COME (comercio), IN (Indústria) e RURA (Rural) o ajudarão a analisar se a classe do consumidor esta correta.
Se houver uma incorreção, ou seja, se no micro coletor o consumidor está como RESI e no local é agora um comércio (ou igreja), digite a nota 10, que significa “Alteração de Ramo de Negócio com acesso a leitura”, e na observação digite a classe correta, como “igreja” ou “padaria” ou “Bar”, etc.
Caso observe que existe esta irregularidade, mas não tenha acesso à leitura, digite a nota 60, que significa “Alteração de Ramo de Negócio SEM acesso a leitura”.

Preste atenção no caso em que envolve um comércio que também produz ou estoca ou mesmo recicla material. Por exemplo: uma padaria ela vende pão, mas uma panificadora fabrica pão. Neste caso, se você observa que comércio passou a fabricar pão (ou já antes fabricava) e o consumo é elevado, informe a nota 10 e na observação do micro coletor digite “PANIFICADORA”. O mesmo pode acontecer como uma sorveteria que antes só vendia, mas agora fabrica.

Observe que, como o Leiturista não é um Técnico da CEMIG, e sim técnico em Leitura de medidor, este apenas SUSPEITA da situação irregular. Se tiver alguma dúvida, se informe com o consumidor ou simplesmente digite a nota e a informação e deixe que a CEMIG envie um Técnico para analisar a situação.

Pode acontecer que a unidade consumidora possua dois tipos de classificação. Por exemplo, uma residência e um comércio. Observe qual a que, aparentemente, utiliza mais energia, e veja a classificação no micro coletor, se tiver diferente, digite a nota 10 e na observação digite “Bar gasta mais energia”.
Não é necessário informar o consumidor, a CEMIG se encarregará disso enviando um técnico para verificar a situação e dá seu parecer.


Nota utilizadas:

10- Alteração de Ramo de Negócio com acesso a leitura – Motivo: Leiturista suspeita que a classe esteja incorreta mas tem acesso a leitura.
60- Alteração de Ramo de Negócio SEM acesso a leitura – Motivo: Leiturista suspeita que a classe esteja incorreta mas NÃO tem acesso a leitura

Um comentário:

  1. Farley - T.O - M.G

    Como o leiturista é técnico em leitura, ele deve informar a CEMIG, a devida informação sobre o local, para a correta cobrança.

    ResponderExcluir