terça-feira, 31 de março de 2009

05-Análise do Padrão

- Posição correta frente ao padrão
- Verificação básica

Aposição correta para a realização da leitura é ficar de frente ao medidor, permitindo visão correta da posição dos ponteiros.
Evite colocar a mão na caixa do padrão, pois poderá estar energizado e lhe causar dano.

Faça algumas verificações breves, por exemplo:

1)Situação da caixa do medidor se estiver sem tampa ou esta está podre, digite a nota 06, que significa “Entrada em mau estado/caixa sem tampa”, e digite na observação a irregularidade;
2)Veja se há algum fio “estranho” saindo do padrão, pode indicar fraude, se for, digite a nota 08 e informe na observação o que está observando;
3)Confira o número do medidor se está correto. Se no micro informa uma seqüência de números mas no padrão é outra, digite a nota 15 (“medidor diferente/trocado”) e informe na observação TODO número do medidor encontrado; se for apenas uma parte do medidor que está incorreta, digite a nota 48 (“Número incorreto da medição”)
4)Se a etiqueta externa do medidor estiver descolando ou não mais existir, digite nota 38 (“Etiqueta Descolando/Sem etiqueta”) e faça a leitura normalmente. Nestes casos é útil escrever na tampa do padrão o medidor que se apresenta no micro coletor. Alguns medidores vêm sem a etiqueta, mais o número do medidor vem estilizado no próprio medidor.
5)Verifique o estado do vidro da tampa da caixa ou do medidor, se estiver empoeirado ou mesmo sujo e isso está prejudicando a leitura, digite a nota 23 (“falta iluminação/limpeza para leitura com acesso a leitura”). Esta mesma nota se aplica quando o medidor esta instalado numa posição onde o sol ou mesmo uma sobra prejudica boa parte do dia a visão prejudicando a leitura. Neste caso é importante digitar na observação do micro coletor a situação. Caso a falta de limpeza ou iluminação impede de realizar a leitura digite a nota 63 (“falta iluminação/limpeza para leitura SEM acesso a leitura”).
6)Visto que para cada padrão é normal encontrar apenas uma residência, pode acontecer que dentro do mesmo terreno ajam duas residências e as duas utilizam o mesmo padrão. Veja se não há nenhuma divisão entre as duas, como muro, cerca ou mesmo um alicerce para um futuro muro; se existir é uma interligação. Digite a nota 42 (“suspeita de interligação”) e faça a leitura normal. Não é necessário informar ao consumidor.
7)Verifique se na caixa da medição possui o medidor. Se no cadastro do consumidor no micro coletor mostra que tem medidor mais na caixa foi retirado, digite a nota 32 (“medidor não encontrado/retirado”) e informe no campo observação “Provisória” ou “Sem Medidor” caso não tiver outra informação do consumidor. É importante digitar estas informações mesmo digitando o código 32 visto que a CEMIG terá mais certeza de que houve a remoção do medidor, pois pode acontecer que ela não tenha nenhum documento a respeito (como um caso de roubo ou mesmo que o consumidor retire).
8)Quando no micro coletor o medidor estiver cadastrado as letras iniciais for BT e o Leiturista constatar que a caixa estiver vazia, digite a nota 41 (instalação desativada sem medição) e tecle ENT no micro coletor. Caso na caixa foi colocado um novo medidor, digite a nota 15 (“Medidor diferente/trocado”), digite a leitura e no campo observação digite TODO medidor encontrado.
9)Se encontrar no padrão, dentro ou fora dele, vespa ou abelha que impede a leitura, digite a nota 66 (“Vespeiro na medição SEM acesso a leitura”), se for possível realizar a leitura digite a nota 26 (“Vespeiro na medição com acesso a leitura”). Pode acontecer que, estando os insetos localizados fora da caixa, eles, depois de sua saída, finalmente saem; por isso da importância de digitar no campo observação do micro coletor “FORA DA CAIXA”. A nota 26 ou 66 deve também ser usada quando há apenas a casa do inseto vazia dentro ou fora da caixa.

Existem muitas outras irregularidades que podem ser observadas pelo Leiturista mesmo antes de realizar a leitura, mas essas serão analisadas mais tarde.
O que é importante lembrar que muitas notas necessitam ser acompanhados com digitação de outras informações no campo observação do micro, para que o faturista da CEMIG possa ter uma idéia melhor da situação.
Mesmo que num mês o Leiturista digite a nota e no próximo mês a mesma situação se apresente, é necessário que seja digitado novamente até que esta se regularize ou mesmo a CEMIG informe que não há mais necessidade.

Notas utilizadas:
06- Entrada em mau estado/caixa sem tampa – Motivo: a caixa do medidor esta sem a tampa ou caída ou esta podre.
08- Suspeita de irregularidade com acesso a leitura – Motivo: Leiturista suspeita de fraude na instalação.
15- Medidor diferente/trocado – Motivo: número do medidor diferente.
38- Etiqueta Descolando/Sem etiqueta – Motivo: etiqueta externa com número do medidor descolando ou sem.
23- falta iluminação/limpeza para leitura com acesso a leitura – Motivo: vidro da caixa do padrão ou do medidor muito sujo ou iluminação prejudica a leitura.
63- falta iluminação/limpeza para leitura SEM acesso a leitura – Motivo: vidro da caixa do padrão ou do medidor muito sujo ou iluminação impede a leitura.
42- Suspeita de Interligação – Motivo: unidade consumidora cede energia para outra residência estando ela fora do seu terreno.
32- Medidor não encontrado/retirado – Motivo: medidor foi retirado definitiva ou provisoriamente.
41- Unidade Desativada sem medição – Motivo: medidores Modelo BT.
26- Vespeiro na medição com acesso a leitura– Motivo: vespa ou abelha ou casa do inseto vazia no padrão mas não impede a realização da leitura.
66-Vespeiro na medição SEM acesso a leitura– Motivo: vespa ou abelha ou casa do inseto vazia no padrão que impede a leitura..

2 comentários:

  1. Farley - T.O - M.G

    Para ser um bom leiturista não basta ser um observador, mas entender a situaçao que lhe é descrita.

    ResponderExcluir
  2. Mentira!!!! Esse negócio de código nem funciona msmo! Isso nao tá com nada!!!!

    ResponderExcluir