terça-feira, 31 de março de 2009

06-USO DAS NOTAS 25/75

- Com leitura
- Sem Leitura

Os códigos de leitura são utilizados para informar irregularidades que não impedem a realização de leitura, irregularidades que prejudicam a leitura e aquelas que impedem completamente a leitura.
Porém, a nota 75 (“Instalação desabitada/Vazia sem acesso a leitura”) ela influencia no cálculo do consumo da unidade consumidora, por isso o cuidado que deve ter ao utilizá-lo.
Embora o Leiturista deva ter muita atenção ao utilizá-lo não deve ter receio de fazê-lo.

Quando utilizar a nota 75?

O Leiturista deve ter muito cuidado quando não tem acesso ao medidor e, aparentemente, o imóvel esta desabitado.
Acontece que a nota 75 força o programa da CEMIG faturar consumo zero, ou seja, faturar a mesma leitura do mês anterior. Caso o consumidor apenas esta viajando ou se mudou e outro passar a usar a residência, quando você conseguir fazer a leitura o consumo virá acumulado.
Para que isso não aconteça preste atenção se a residência possui as características de desabitada.
Caso a residência seja de aluguel e o morador se mudou, ao invés de digitar a nota 75 digite a nota 02 (casa fechada/portão fechado/falta de aceso a leitura) e aguarde por cerca de três meses.
Se ao fim desses continuar a residência sem morador, digite a nota 75 finalmente.
Para tirar qualquer dúvida é sempre bom conversar com vizinhos ou mesmo com o pessoal do escritório para quer juntos analisem a situação.

Segue as características de unidade consumidora desabitada:

1) Não tem morador ou/e
2) A residência revela falta de limpeza no quintal passando a idéia de abandono ou/e
3) Não há evidência clara que exista morador (não há roupas no varal, de dia as janelas fechadas, etc..) ou/e
4) Placa de “VENDA” ou “ALUGA-SE” ou/e
5) Vizinhos informam que não tem morador.

Porque utilizar a nota 25?

Em unidades consumidoras com consumo zero por três meses consecutivos, a CEMIG envia um Técnico para analisar se o medidor está parado ou existe fraude; isso demanda recursos.

Se o houve a nota 25 não é gerada uma ordem de inspeção (OI), o que economizaria recursos para outras finalidades.

Veja que quando o coletor informa “CONSUMO ZERO” não é evidência por si só que a casa esta desabitada, a não ser que tenha as características acima citadas.

Em casos onde apresenta essa mensagem e não possuir as características acima, verifique:

1- O medidor esta parado, tem consumo na casa e se não tiver no cadastro como SUSP(Suspenço ou desligado), pode indicar medidor com problemas (digite a nota 13 e na observação digite “TEM CONSUMO”) ou suspeita de fraude (nota 08 e na observação digite “TEM CONSUMO”), veja a situação do pingadouro (veja se tem derivação). Se o medidor está numa parede, observe se a parede foi recentemente pintada ou possuir “remendos”, se houver informe a CEMIG no campo observação.
2- O medidor está girando para a esquerda: problema no medidor, digite a nota 13 e informe a situação no campo observação.
3- O medidor foi fabricado nos anos 70 e está girando corretamente: faça a leitura como está e no campo observação digite a posição de como está os ponteiros ou a “fotografia” (exemplo: leitura 1374 fotografia poderia ser 1-3E4-7-4), mas não precisa digitar a nota 13, digite a nota 51.


Notas utilizadas:

02- Casa fechada/portão fechado/Falta de acesso a leitura – Motivo: o imóvel está fechado e o acesso ao padrão impedido.
13- Suspeita de Medidor defeituoso/manipulado com acesso a leitura – Motivo: medidor está parado, o consumidor não está classificado como SUSP (suspenso) e tem consumo no imóvel. Medidor girando para trás ou com ponteiros desaferidos.
25-Instalação desabitada/Vazia com acesso a leitura – Motivo: o imóvel está desabitado mas tem acesso a leitura.
75- Instalação desabitada/Vazia sem acesso a leitura – Motivo: o imóvel está desabitado mas não tem acesso a leitura.

Um comentário:

  1. Farley - T.O - M.G

    Prestar atenção ao seu serviço é de grande importância a CEMIG, desta forma, irá mostrar teu bom desempenho, e que preza teu trabalho, assim a empresa será elogiada.

    ResponderExcluir