quinta-feira, 2 de abril de 2009

7-Agrupamentos de Consumidores

- Distritos
- Polos
- Locais
- Razões
- Rotas
- Contas
-Unidade de Leitura
-Número da Instalação


Era o ideal para a CEMIG realizar a leitura , imprimir a conta e receber o valor num só dia. Porém, atualmente isso é inviável. Para gerenciar seus milhares de consumidores, a CEMIG fez uma série de agrupamentos que facilitam o seu controle bem como a sua classificação.
As subdivisões que mais afeta ao Leiturista e a Empreiteira são:
Ø Distritos
Ø Pólos
Ø Locais
Ø Razões
Ø Rotas ou Livros
Ø Contas
Ø Unidade de Leitura
Ø Número da Instalação

Vamos analisar cada uma delas:

Distritos: Gerenciam vários Pólos. Atualmente é responsável em supervisionar as Empreiteiras, consistir as Leituras, etc.

Pólos: São cidades chaves onde normalmente existe um maior número de consumidores na região. Possui também uma agência da CEMIG ativa que ainda atende consumidores. Cada pólo recebe um número que o identifica com cinco números, exemplo: Teófilo Otoni: 4401 Araçuaí: 4451 Almenara: 4419 etc.

Locais: São as próprias cidades ou alguns povoados gerenciados pelo Pólo que também recebem um número que os identificam. Exemplo: O Pólo 4401 (Teófilo Otoni) também tem em sua cidade chave um número como Local 4401. A cidade de Carlos Chagas possui o número com Local 4412, etc.

Razões: Podemos dizer que os razões são como bairros em uma cidade. Eles aglomeram os consumidores. Nos consumidores do Secundário na qual a CEMIG terceirizou, os razões são do 01 ao 18 (motivo: devido ao mês de fevereiro possuir 18 dias úteis, então se realiza a cada dia um razão).

Rotas ou Livros: Os razões são subdivididos em rotas que basicamente é a seqüência em que o Leiturista percorre para realizar as leituras. A seqüência ordeira conduz o Leiturista sempre pela direita.
A Rota também permite saber aonde se localiza o consumidor, por exemplo:
- Consumidores em área urbana: estão cadastrados nas rotas 01 a 60
- Consumidores em área urbana em área de risco (favelas): rotas 61 a 78.
- Consumidores instalados com o sistema de Telemetria (não é necessário realizar a leitura, o próprio sistema se encarrega disso. Esse sistema é igual a usada pelas operadoras de Telefonia): rota 79.
- Consumidores em povoados ou distritos com leitura mensal: estão cadastrados nas rotas 80 a 89.
- Consumidores em povoados ou distritos com leitura trimestral: estão cadastrados nas rotas 90 a 94
- Consumidores rurais irrigantes noturnos com leitura mensal: rotas 95.
- Consumidores rurais com leitura mensal: rotas 96.
- Consumidores em área rural com leitura trimestral: estão cadastrados nas rotas 97 a 99

Unidade de Leitura: Definição nova que representa uma rota de leitura, ou seja, uma seqüência organizada de medidores formada por razão+local+rota.

Número da Instalação: Definição nova formada pelo número 300 (para consumidores antigos convertidos para esta definição) + antigo identificador. Este conceito substitui a antiga Conta que identificava cada unidade consumidora.
A Instalação representa o ponto de fornecimento de Energia. É onde se registram os dados necessários à medição e faturamento. Determina as características do tipo de fornecimento de energia (residencial, comercial, industrial e consumo próprio ou da própria CEMIG).

Um comentário:

  1. Farley - T.O - M.G

    Saber os locais que irá fazer as leituras, são de grande ajuda, porque os moradores saberão as datas certas do mês em que o leiturista irá passa em sua casa, em consequência haverá menos impedimento.

    ResponderExcluir