quinta-feira, 2 de abril de 2009

10-Suspeita de Fraude

- Derivações
- Reforma na alvenaria
- observar reações


O Leiturista é Técnico em Leitura de medidores de energia. Porém, certos detalhes que envolvem a fiação da rede ou o próprio medidor não lhe estão fora de alcance. Na verdade, espera-se que o Leiturista informe à CEMIG algumas irregularidades que poderão ser encontradas neste conjunto de fiação da rede e do medidor.

Uma dessas irregularidades são as suspeitas de fraude, ou desvio irregular de energia. Dizemos suspeitas, pois vale lembrar que o Leiturista não possue ferramentas ou mesmo treinamento adequado para chegar com precisão a situação de cada instalação.

Derivação no pingadouro: Quando o fio da rede entra no pontalete chamamos de pingadouro. É comum e não muito difícil de discernir uma fraude neste local. Normalmente liga-se a extremidade de um fio no pingadouro e a outra extremidade no fio que vai para ao imóvel. Como a energia segue o caminho mais fácil, uma parte da energia é medida pelo medidor mais a maioria não o é. Neste caso informa-se a nota 08 e na observação digita-se “DERIVAÇÃO NO PINGADOURO”. Não é necessário mencionar nada ao consumidor.

Derivação na entrada do padrão: É o mesmo sistema da derivação do pingadouro, porém agora é feita na base da caixa do padrão. A nota é a mesma, porém, digita-se na observação “DERIVAÇÃO NA ENTRADA DO PADRÃO”.

Outras derivações podem ser encontradas em locais diferentes, como dentro da própria caixa.O Leiturista suspeita que o imóvel aparentemente tenha um consumo maior do que se apresenta no coletor ou o disco do medidor gira muito devagar.

Medidores em alvenaria recentemente refeita: Algumas caixas de medidores são instaladas em paredes. O Leiturista observa se esta alvenaria foi refeita recentemente ou mesmo apenas a parede foi recentemente repintada. Neste caso informa-se a nota 08 e na observação digita-se “ALVENARIA REFEITA”.

Muitas das vezes é impossível observar estas irregularidades. Porém, o Leiturista atento pode observar a reação do consumidor quando se faz a leitura e quando vai embora.
Alguns vizinhos reagem informando a situação quando sabem que o morador ao seu lado está fraudando a energia
Madeira, folha de palmeira ou qualquer material perto do padrão pode indicar um desvio de energia.

Á casos em que não é culpa do consumidor que o medidor não está medindo corretamente, mas deve-se relatar a CEMIG. Por exemplo, o padrão está perto de uma máquina que vibra muito o chão e o próprio medidor.

Um comentário:

  1. Farley - T.O - M.G

    Com certeza essas suspeitas de fraudes devem ser sim informadas a CEMIG, pois ela esta no direito de receber pelo teu trabalho prestado a comunidade, assim como vc gostaria de receber o seu sálario adequado ao serviço prestado, a CEMIG tem todo o direito de saber das irregularidades e mostrar um bom serviço. E CLARO concientizar as pessoas!!!

    ResponderExcluir