sexta-feira, 3 de abril de 2009

12- Segurança no Trabalho - Ponto de vista de um Técnico de Segurança

- Princípios de Segurança
- Postura defensiva
- Inspeções de Segurança

Procedimentos de Segurança:

Introdução:
Todos nós sabemos que Segurança do Trabalho é um termo que muitos não dão importância. Porém, Segurança do Trabalho é uma das principais ferramenta da Empresa para sua Evolução, não envolvendo somente os colaboradores da execução, mas consequentemente toda Empresa.

Conheceremos agora alguns princípios de Segurança:

Como todos nós sabemos Segurança do Trabalho é o Principal elo entre o empregado e o Empregador.
Sua Principal função é atuar juntamente com toda Empresa com sua principal Ferramenta, que é a Prevenção, procurando assim visar sempre à integridade Física e Mental dos Colaboradores, ou seja , preservar e monitorar sempre sua saúde Ocupacional de cada um, dentro dos padrões legais, tendo como base e Referência as Normas Regulamentadoras ou seja as NR’s, aprovada pela Portaria 3.214de 08/06/1978.

Tomaremos agora conhecimento dos principais procedimentos de Segurança para a atividade de Leituras.

- Dentro destes Principais Procedimentos de Segurança para Prevenção de Acidentes e até mesmo de alguma doença Ocupacional destacaremos os três principais temas : Utilização de E.P.Is; Postura Defensiva e Inspeção De Segurança.


1) Utilização dos E.P.Is > Como todos sabem E.P.Is são Equipamentos de Proteção Individual. E para ser Equipamento de Proteção Individual de acordo com a lei, segundo a NR’6 deve ter o Certificado de Aprovação ou seja C.A EXPEDIDO PELO ÓRGÃO NACIONAL COMPETENTE EM MATÉRIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO.

Estes Equipamentos são dimensionados pelo SESMT da Empresa de acordo com a atividade da mesma, que no nosso caso utilizamos dois . Que são eles : Bota e a Perneira. Na sua vez a bota e Perneira tem a função de proteger os membros inferiores do Corpo, sendo a bota a região dos pés e a Perneira dois ossos que são a Tíbia e a Fíbula , como mais conhecidos de “ canela” e também a parte da panturrilha, ou seja mais conhecida como “Batata da Perna”. Mas todos nós sabemos que utilizamos outros Equipamentos que apesar de não serem E.P.Is mas atuam também para prevenção de acidentes e doenças Ocupacionais. Que neste caso são eles : Uniformes, Bonés ou Chapéus, Protetores Solar, Roupas de Motociclistas, Antenas anti-cerol, e outro dentro das Normas de Legislação de Transito e Normas Internas Cemig D .

OBS: Todos estes Equipamentos de Segurança seja eles E.P.Is ou não deverão ser utilizados corretamente de acordo com a atividade de cada um . Sempre Após a orientação do SESMT da Empresa.

2) Postura Defensiva:

O que realmente é Postura Defensiva?

Postura Defensiva nada mais é do que o Profissional trabalhar sempre evitando as condições Inseguras e os Atos Inseguros, obedecendo sempre os Procedimentos de Segurança que são:

Ø Utilização dos E.P.Is e Equipamentos de Segurança;
Ø Obedecer sempre as Sinalizações de Segurança;
Ø Ter sempre uma visão crítica da Área de Execução das Atividades;
Ø Cumprir Sempre as Normas de Segurança, já relatadas anteriormente . Padrão Engedata e Cemig D.
Ø Cumprir Também as Normas de Trânsito de Acordo com a Legislação Brasileira.

3) Inspeção de Segurança ou Auditoria de Segurança:

A Inspeção de Segurança ou Auditoria de Segurança como queiram chamar, é a Principal ferramenta de Segurança. Porque? Pois é com o auxílio desta ferramenta que conseguimos detectar todo e qualquer tipo de não conformidade, ou seja as coisas que não estão atento os padrões de Segurança, seja em um Equipamento ou até mesmo em um local de trabalho.

Para que possamos executar nossas atividades sempre com Segurança devemos sempre cumprir os procedimentos de Segurança, para que assim possamos sempre prosseguir em nossas atividades.


Trabalhe Com Segurança e Esteja Sempre com Quem Você Ama.

Um comentário:

  1. Farley - T.O - M.G

    Com certeza a seguraça no trabalho é importante, para o próprio empregado. Todas essas informações são de grande ajuda, para previnir acidentes e todas elas estão bem claras, diretas e fácil entendimento. Muito Bom, parabéns!!

    ResponderExcluir